+55 13 3307-6545 +55 13 99114-2399 contato@ambimax.com.br

Por Sabrina Felici – Eng. Ambiental especialistas em Segurança do Trabalho e Professora do Senac São Bernardo do Campo e Mentoring Educacional.

O meio ambiente se tornou um assunto frequente nos últimos anos a, há quem diga que está na moda. Com a situação financeira, não muito favorável que estamos enfrentando hoje a adoção de medidas sustentáveis para as empresas é importante por diversos motivos.

Ela associa sua imagem ao da preservação ambiental e sustentabilidade melhorando no mercado a imagem da sua marca e de seus produtos;
Conseguem reduzir seus custos, com um sistema sustentável devidamente planejado e implementado, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados.
Melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios de gestão ambiental.
Além disso a busca pelo empreendedorismo de necessidade está cada dia mais voltado para as ações de sustentabilidade trazendo assim o conceito do empreendedorismo ambiental, mas esse conceito na prática ainda gera muitas dúvidas. Para ser um empreendedor ambiental seus produtos e serviços devem ser focados em soluções ou economia de recursos sustentáveis, ou seja, o que você pode criar ou fazer para reduzir a geração de resíduos, o consumo de água e energia ou ainda quais inovações tecnológicas substituem substancias tóxicas para o consumo humano. Você já deve ter reparado que seu vizinho produz alimentos orgânicos e vende para uma quantidade de interessados, ou ainda que borrachas e plásticos tem se tornado acessórios de moda cobiçados nos últimos anos.

Alguns empresários veem nas tendências ambientais uma fonte de renda, mas é necessário também ter um planejamento financeiro sustentável, seu produto ou serviço deve gerar lucro, mas manter o preço justo para o seu cliente. Acompanhar as tendências de mercado e as necessidades dos novos conceitos da sociedade, também é importante para a oferta de produtos e serviços.

Percebemos hoje uma mudança no comportamento das pessoas e na consciência de consumo, as pessoas hoje buscam consumir produtos e serviços que venham acompanhados de um conceito de valores e esses por sua vez estão estampados como identidade visual do produto e da empresa. Mais que vender para ter lucro é necessário compartilhar, a ideia, o espaço e os valores.

Empreenda de forma sustentável, desenvolva intervenções ambientais se especializando na área e prepare-se para colher os frutos de seus ideais e esforços.